Empresários e produtores rurais de todo o Estado do Rio grande do Norte articulam para que a “Fazenda Solar” torne-se uma realidade. Trata-se de um projeto que busca fazer com que a propriedade rural produtiva do nordeste brasileiro tenha, preferencialmente, entre seus ativos, uma mini usina fotovoltaica para geração e venda de energia elétrica para a concessionária de sua região.
Essa inovação objetiva o estabelecimento de uma política pública federal de fortalecimento rural com a implantação de pequenas usinas produtoras de energia elétrica de fonte solar, e para isso acontecer, faz-se necessária uma mudança na legislação pela ANEEL.

A “Fazenda Solar” é parte do “Programa de Fortalecimento da Propriedade Rural do Nordeste”, e foi elaborado por Roosevelt Garcia – pecuarista, Tarcísio Dantas – engenheiro agrônomo, Sebastião Caldas – engenheiro eletricista e mestre em geociências, Thiago Luiz de Melo – engenheiro mecânico e Magnus Barreto – advogado, além dos colaboradores do projeto, Brigadeiro Carlos Eduardo da Costa Almeida e a engenheira agrônoma Adriana Américo.

Após implantada, será o maior programa de criação de emprego e renda do nordeste. Para os elaboradores do projeto, a “Fazenda Solar” é uma das oportunidades que o Governo Federal terá num projeto voltado para melhorar a vida dos pequenos produtores rurais nordestinos, através do programa de emprego, renda e paz social sem que necessite gastar recursos do Tesouro Nacional.